As crianças mais pequenas têm muitas vezes dificuldade para entender a noção de temporalidade. Para as ajudar a familiarizar-se melhor com esta noção de tempo, hoje propomos uma atividade simples para fazer em família!
Pois, o nosso calendário perpétuo permitir-lhe-á explicar melhor aos seus filhos as noções de tempo, estação do ano, ou meteorologia. O seu filho ou sua filha poderá mesmo identificar visualmente e de forma lúdica o seu estado de espírito do dia.
Material:
- papel ligeiramente espesso (peso ideal: entre 135 e 180 g) para o tornar mais resistente.
- 6 ataches
- tesouras
Tutorial :
Este tutorial é muito simples!
Imprimir as duas páginas em papel espesso.
Recortar os ponteiros e fazer um pequeno furo em cada ciclo. Fazer uma fenda com um X-ato ou uma tesoura no eixo das emoções.
Junte os ponteiros com um atache.
E pronto, o seu calendário perpétuo está terminado! Fez a sua própria ferramenta divertida e educativa, que ajudará o seu filho ou sua filha a ser mais autónomo/a!
Pode agora mostrar o exemplo, tomando a data de hoje. Colocar o ponteiro no dia da semana, na data, no tempo lá fora, na estação do ano, e por fim: seleccionar o seu estado de espírito mais representativo do dia. Feliz, triste, assustada/o, zangada/o ou meiguinha/o?
Ao estabelecê-lo como um ritual diário, este pequeno jogo educativo ajudá-lo/a-á a situar-se melhor no tempo e a reconhecer as suas emoções.
Se gostou deste tutorial, não hesite em descobrir o tutorial de Rotina Diária, disponível aqui!